Palavras e expressões contra indicadas no trabalho

Palavras e expressões contra indicadas no trabalho

Em artigo publicado na Forbes.com, Linnda Durre, consultora, psicóloga e autora do livro “Surviving Toxic Workplaces” (“Sobrevivendo a Locais de Trabalho Tóxicos”, em tradução literal), elegeu as palavras mais negativas de um ambiente de trabalho, expressões e palavras para não se dizer no trabalho.

Para Sonia Carminhato, diretora de operações do Grupo Soma, empresa de consultoria em Recursos Humanos, quando uma empresa contrata um colaborador, espera que ele leve soluções. Dizer “vou ver o que eu posso fazer” e frases do tipo denotam uma predisposição a não fazer. Por isso, tome cuidado com seu discurso. “Frases assim denotam pouca proatividade”, alerta. “Mas o principal é avaliar o comportamento do colaborador, não só o discurso”.

Sonia faz uma ressalva para uma das escolhas da lista publicada na Forbes.com, em relação à expressão “Eu não sei”. A diretora não vê problemas em usá-la quando você realmente não sabe a resposta. É melhor usar ‘eu nao sei’, seguido de ‘vou procurar a resposta’, do que fingir que sabe. “Dizer ‘eu nao sei’ é sábio, desde que venha a parte da proatividade depois”, diz. Confira a lista de Linnda abaixo:

Vou tentar

O que realmente significa: “não quero fazer, mas não vou dizer isso agora”.

Como driblar: “Ponha paixão no seu trabalho”, recomenda Linda no artigo para a Forbes. Assim, se o projeto não der certo, provavelmente é porque não era a hora – e não porque você não deu seu melhor.

Tanto faz

O que realmente significa: “quero me livrar desta proposta logo”.

Como driblar: evite esta expressão a todo custo. Na opinião de Linnda, utilizá-la cria um muro entre você e a pessoa para quem você respondeu. Se não confia em uma proposta, há outras maneiras de dizê-lo.

Talvez e Eu não sei

O que significa: “não quero tomar uma decisão”.

Como driblar: claro que ninguém tem certeza do que é preciso fazer o tempo todo. Mas às vezes estas expressões funcionam como uma tentativa de sair da berlinda. Fique atenta para não cometer esse erro.

Eu te dou um retorno

O que significa: “quero adiar o andamento deste projeto”.

Como driblar: ao ouvir uma dessa, insista na pergunta: “quando voltamos a nos falar?”. E relembre a pessoa que você precisa de um retorno, por e-mail ou mensagem de texto.

Se

O que significa: “quero jogar a culpa nos outros”.

Como driblar: evite usar a palavra em um contexto específico, como “se o Fulano fizer a parte dele, eu faço a minha”. É preciso entender que cada um tem sua parte – e não se apoiar nisso.

Sim, mas…

O que significa: “não quero me envolver no projeto”.

Como driblar: pergunte a si mesma se, ao dizer “sua ideia é ótima, mas…”, está listando obstáculos reais ou apenas se apoiando para não participar da execução de um projeto.

Eu acho…

O que significa: “não me importo o suficiente”.

Como driblar: não chute. Ao ser perguntada sobre algo, cheque os dados. Se preciso, diga a seu chefe que você vai verificar, e depois dê um retorno a ele.

Vamos ver

O que significa: “quero evitar confronto”.

Como driblar: para Linnda, esta frase é conhecida de todas nós desde quando éramos crianças. Lembra do quanto era frustrante pedir autorização para um passeio e ouvir seu pai responder “Vamos ver”? Não repita esta experiência no trabalho, seja você chefe ou subordinada. Dê explicações claras e, se precisar de um tempo para decidir, combine um retorno e o cumpra.

Se não tem nada de bom a dizer, fique quieto: expressões que denotam pouco interesse devem ser evitadas no trabalho.

Fonte: Delas Ig
Imagem: Google

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: