Descobrindo o prazer no trabalho

Descobrindo o prazer no trabalho

Eugênio Sales Queiroz

O mundo só evoluiu, aos tempos de hoje, devido ao trabalho realizado desde os primórdios. E segundo os estudiosos, o mundo evoluirá daqui para frente com muito mais velocidade do que a nossa mente possa imaginar. Deve-se isso à dinâmica e à velocidade com que as informações tomam conta de toda a humanidade. Progredir e prosperar é o desejo de todo ser existente nesse planeta chamado Terra. Devido a isso, cada vez mais, cresce a ambição humana, que se bem administrada trará sempre resultados satisfatórios para toda sociedade.

Foi e sempre será através do trabalho, que nós seres humanos desfrutaremos das riquezas existentes por toda parte. E também é através do desempenho profissional que cada um de nós pode colaborar para um mundo mais dinâmico e mais humanizado, embora que na prática, muitas vezes, as coisas não aconteçam assim. É exatamente nesse sentido que precisamos trabalhar com alegria e com grande entusiasmo.

O trabalho, por si só, não pode ser encarado como um castigo. Porém, o trabalho deve ser enxergado de maneira que o ser humano possa contribuir para que o mundo continue evoluindo.

Então como trabalhar de maneira que se sinta útil e valorizado?

Como o ser humano pode fazer da sua profissão uma alegria de vida?

Perguntas como estas interferem diretamente no comportamento de todo profissional, principalmente naqueles que não gostam da profissão que exercem ou daqueles que não gostam mesmo de trabalhar, seja lá qual for o seu ofício.

Mas não é muito difícil encontrar as respostas certas para essas perguntas. É preciso apenas bom senso e coragem para descobrir o caminho que leva todo profissional a se sentir bem com o seu próprio trabalho no dia-a-dia.

Respondendo à primeira pergunta de maneira a clarear o verdadeiro sentido do trabalho, é necessário entender que tudo no mundo pode ser mudado e o melhor, mudado para melhor. Se o indivíduo trabalha como comerciário, por exemplo, e jamais gostaria de trabalhar nesta profissão, é necessário que esta pessoa encontre na atual profissão que exerce, algum prazer, ou pelo menos descubra alguma maneira de tirar proveito deste momento, engrandecendo o seu conhecimento para mais tarde ter um melhor rendimento numa outra profissão, ou quiçá passe a gostar desta profissão, pois tudo aquilo que de certa forma desagrada no momento e se descobre a verdadeira causa, aumentará as chances de vir a gostar de forma surpreendente.

Respondendo à segunda pergunta, deve-se entender que encontrar alegria na profissão que se exerce pode até não ser fácil, mas com certeza, com a experiência do dia-a-dia, tudo pode ser modificado para melhor, basta que cada um descubra no seu íntimo, valores que até então eram desconhecidos.

Todavia, todo profissional deve descobrir em si mesmo os seus próprios valores e desejos. E só se pode ir a algum lugar sabendo onde o mesmo se localiza.

“Não há vento favorável para quem não sabe aonde vai”.

Guillaune D’Órange

Partindo do princípio desta citação acima, todo profissional, seja ele em início de carreira ou não, deve saber com objetividade aonde se quer chegar. É necessária uma definição de propósito, na carreira profissional de cada um, se não houver ponto de chegada, qualquer caminho serve, e com certeza nenhum objetivo será alcançado.

“Uma pessoa feliz vai conseguir realizar suas metas profissionais e atingir seus objetivos. E isso a tornará mais feliz”.

Roberto Shinyashiki

Felicidade profissional é sentir o prazer tanto nas grandes realizações, bem como nas pequenas conquistas. E deve-se ser feliz durante o trajeto e não só na chegada ou na obtenção de resultados positivos, pois realiza mais e melhor todo aquele que trabalha com contentamento e dinamismo, que são duas características dos que estão sempre vencendo e derrubando barreiras.

Analisando seriamente todos os pormenores citados e mesmo assim, você não encontra alegria na sua atual profissão; então é chegado o momento de uma reflexão interior, em que novos caminhos precisam ser descobertos e seguidos, quem sabe até uma mudança de profissão a fim de que o entusiasmo seja realmente encontrado. Para isso é necessária muita coragem e força de vontade para trilhar novos caminhos profissionais, isso porque o mundo continua evoluindo cada vez mais rápido e não se pode parar no tempo.

Saber o que realmente se quer da vida é uma atitude otimista que leva o ser humano a mudanças que se fazem necessárias, para um crescimento profissional e também para uma maior socialização e bem-estar de todo ser humano.

Fonte: R.H. Portal
Imagem: Google

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: