Arrogância ou timidez?

Arrogância ou timidez?

Arrogância ou timidez?

Certa vez, um amigo que havia acabado de ser contratado em uma empresa, estava no canto do café quando um colega de setor entrou mudo, pegou o seu café e saiu do jeito que entrou, mudo.

Intrigado, aliás, indignado, pensou “mas, que sujeito arrogante”! E não teve dúvidas. Na primeira chance, deu um jeito de falar com ele. Esperou o colega seguir para o café e o seguiu, como se fosse a hora do seu cafezinho também.

Chegou enquanto o copinho estava sendo completado, e deu um simpático “bom dia”. Para sua surpresa, a resposta foi no mesmo tom. Mas, como o copinho já estava completo, o colega fez um rápido sinal com a cabeça e saiu antes mesmo que esse amigo iniciasse qualquer assunto.

Sem se dar por vencido, no dia seguinte repetiu a estratégia, só que saiu um segundo antes. Quando o colega chegou, mais uma vez mudo, como se não o conhecesse, tomou a iniciativa e deu um simpático “bom dia” que, imediatamente foi retribuído, também com simpatia.

“Mas, que cara estranho”, pensou. “Por que parece tão arrogante, mas retribui com simpatia?” Antes de o copo completar, a máquina emperrou. Enquanto tentavam identificar o problema, puderam conversar um pouco. E como não teve jeito de consertá-la, aquele amigo sugeriu que fossem pegar o café em outro andar e, novamente para sua surpresa, o colega aceitou.

O gelo foi quebrado e a conversa fluiu, cada um falando sobre suas funções. Claro que havia uma diferença entre os dois. O colega era contido, mas conversava bem e foi atencioso.

Os dias seguiram e o tal amigo percebeu que teria sempre que tomar a iniciativa de cumprimentar ou conversar com o colega que, apesar de parecer tão arrogante no seu silêncio, era um cara legal quando se falavam.

Passado um tempo, os dois foram chamados a participar de um evento fora da cidade. O jeito arrogante do colega ainda intrigava, mas não ao ponto de prejudicar a convivência com ele.

Seguiram juntos ao destino e se hospedaram no mesmo hotel. Tiveram a chance de conversar bastante e entre um papo e outro o tal amigo conseguiu questionar o fato de o colega nunca cumprimentar as pessoas quando chegava.

A resposta foi uma grande surpresa: “Morro de vergonha!” Isso mesmo, ele temia cumprimentar alguém e não receber o retorno. Parecia que era uma coisa que trazia da infância, quando passou por uma situação dessas com um certo professor e os colegas riram e o expuseram muito.

É interessante como a timidez pode ser percebida como altivez, insolência, orgulho ou presunção. E como uma conversa pode mudar a visão que se constrói de alguém. Não é fato que sinais de arrogância sejam sempre reflexos de traços de timidez ou de insegurança. Há pessoas que, de fato, se acham melhores que as outras ou superiores a elas.

Em qualquer um dos casos, o importante é procurarmos conhecer melhor as pessoas antes de julgá-las ou rotulá-las. Podemos passar anos equivocados em relação a alguém e até perder a oportunidade de fazer uma boa amizade.Pense nisso.

Fonte: Blog do Ombudsman Itaú
Imagem: PhotoBucket by RobertodeAraújoCorreia

Uma resposta to “Arrogância ou timidez?”

  1. Kelly Cristina Says:

    Tudo isso é a mais pura verdade. Nossa! Já perdi a conta de quantas vezes fui tachada de “metida” e “arrogante”. E ainda acontece muito. Até mesmo meus familiares não entendem como é difícil cumprimentar naturalmente as pessoas. É como se algo me segurasse. Mas na maioria das vezes acontece a mesma coisa que com esse tímido relatado. Eu só cumprimento se a pessoa me cumprimentar antes, porque tomar essa iniciativa é ainda muito difícil e igual a ele muitas pessoas se surpreendem quando me conhecem. Geralmente quando me vêem acham que eu sou muito séria e se incomodam por eu não cumprimentá-las e acham que é por falta de educação. Mas quando me conhecem passam a me ver de uma outra maneira.

    Muito boa a postagem!
    Um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: