Advento, tempo de preparar os corações

Advento, tempo de preparar os corações

Advento, tempo de preparar os corações

A preparação é a fase que antecede qualquer tipo de atividade cotidiana, ação ou celebração que vamos fazer ou realizar. Antes de deitar para dormir, antes de ir ao trabalho, viajar, festejar um aniversário, para toda e qualquer coisa precisamos nos preparar. Assim também são os cristãos para a chegada do Natal e não estou falando da decoração da casa, das comidas, muito menos dos presentes, desses ninguém esquece. Estou falando do Advento, tempo de preparação para a Festa no Natal de Jesus, quando devemos preparar nossos corações para o mais fabuloso natal que é deixar Jesus Cristo nascer dentro de nós.

A palavra Advento vem do latim Adventus: “chegada” e do verbo Advenire: “chegar a”. É o primeiro tempo do Ano litúrgico, no calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Para os cristãos é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, quando os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim… Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para ajudar na preparação é usada a Coroa do Advento, composta por quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, as outras velas são acesas até chegar o 4º domingo.

O Tempo do Advento deve ser marcado pela conversão, fundamental na vida do cristão. A cada domingo é possível meditar sobre um tema. No 1º domingo, meditamos sobre o perdão. O cristão deve buscar o arrependimento dos seus pecados e preparar o seu coração para o encontro com o senhor. No 2º domingo, meditamos sobre a fé. E é através dela que o cristão supera os obstáculos e toma posse das Promessas de Deus. No 3º domingo, meditamos a alegria. É tempo de lembrar a aliança que Cristo fez conosco. No 4º domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas que anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias.

Veja a publicação: O Tempo do Advento do ano passado

Fonte: Comunidade – Paróquia Nossa Senhora da Luz – Pituba Ano 33 Novembro Nº 10/2010
Imagem: PhotoBucket by RobertodeAraújoCorreia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: