Atitudes ou comportamentos que melhoram a convivência

Atitudes ou comportamentos que melhoram a convivência

O comportamento é como uma ponte: o modo como a usamos melhora ou piora nossa reputação e a convivência que temos com os outros e, por isso, ela precisa de cuidados constantes. Para fortalecê-la, é preciso paciência, bom humor, boa-fé, cortesia, solidariedade, diálogo e respeito.

Quase tudo que é valioso em nossas vidas depende do comportamento: trabalho, família, lazer, estudo, bem-estar. O comportamento diz muito sobre o que somos. Ele é o ingrediente básico da convivência.

A fábula dos porcos-espinhos (de autoria de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão que viveu entre 1788 e 1860) ilustra o que queremos dizer:

“um grupo de porcos-espinhos vive num lugar muito frio. Para não morrerem congelados, eles se aproximam para tentar se esquentar um pouco. Só que, como se aproximam demais, acabam se espetando e se machucando. O afastamento é a única saída, mas o preço é a volta do frio. Então, eles voltam a se aproximar, mas voltam a também se espetar. Ou seja, entram num ciclo infinito para descobrir uma distância confortável entre si.”

Para encontrar esta distância confortável, devemos responder a três perguntas antes de tomar uma decisão que afete os outros:

• Até onde devo ir ?

• Até onde posso ir ?

• Até onde quero ir ?

As respostas que damos a essas perguntas melhoram ou pioram o nosso comportamento, bem como influem no relacionamento que temos com as outras pessoas.

Fonte: Blog do Ombudsman Itaú 
Imagem: Awesome Myspace Comments by Google

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: