9 maneiras de motivar os funcionários

9 maneiras de motivar os funcionários 

Tatiana Vaz

Nem sempre o dinheiro é o que mais motiva os colaboradores – pelo menos, para o site Inc.com.

Assim como, no fundo, toda empresa é movida pelo lucro; todo o funcionário espera uma recompensa financeira pelo seu bom desempenho. Certo? Para o site Inc.com, nem sempre. É possível motivar a equipe sem tirar um tostão do bolso.

Os nove passos a seguir, listados pelo Inc.com, ensinam como tornar um funcionário apaixonado pelo que faz e disposto a desenvolver a empresa em que está. E o melhor: gastando muito pouco, ou praticamente nada.

1 – Seja generoso e faça elogios

Elogio é uma coisa que todo mundo gosta de receber, mas parece muito difícil de ser dado, sobretudo em ambientes corporativos. Por isso que, quando vem de um CEO na frente de outros colega de trabalho, a satisfação por recebê-lo parece vir em dobro. Fazer um elogio quando um funcionário acerta eleva a autoestima dele e dos que o rodeiam. É a maneira mais simples de recompensar as melhorias feitas por cada um.

2 – Livre-se dos gestores

É possível fazer projetos sem ter gerentes de projetos envolvidos? Além de possível, essa escolha é mais eficiente. Pode parecer trabalhoso tirar o controle de um gestor e, em seu lugar, capacitar todos os envolvidos em um mesmo objetivo. Porém, permitir que as pessoas trabalhem juntas em um nível de igualdade com seus colegas, muitas vezes faz com que elas produzam mais e melhor. Sem contar as glórias que serão atribuídas a todos e não a apenas um.

3 – Faça, das suas ideias, as deles

Pessoas destestam que lhe digam o que fazer. Em vez disso, experimente perguntar a elas sobre suas pretensões e induzi-las a fazer o que você quer realmente. Dessa maneira, o “Eu gostaria que você fizesse desta forma” se transforma em “Você acha que seria viável se fizermos desta maneira?”

4 – Nunca critique ou corrija

Dizer que alguém fez algo errado é o caminho mais certeiro de desmotivar alguém. Tente uma abordagem indireta para levar as pessoas a melhorar, aprender com seus erros e corrigi-los. Converse com a pessoa e fale de possíveis soluções. Perguntar: “Isso foi a melhor maneira de abordar o problema? Tem alguma idéia sobre o que você poderia ter feito diferente? ” ajudará mais que apenas apontar o dedo.

5 – Transforme todos em líderes

Destaque os pontos fortes do desempenho dos funcionários e deixe que esses sejam exemplo para os demais. Assim eles serão motivados a viver de acordo com a sua reputação como um líder.

6- Almoce com um deles uma vez por semana

Surpreenda-os. Em um dia qualquer, saia da sua sala e vá diretamente convidar um funcionário de destaque para almoçar com você. É uma maneira fácil de lembrá-los que você nota e aprecia o trabalho de todos – e uma recompensa ao alcance de toda equipe.

7 – Dê pequenas recompensas

Isso pode ser feito de muitas formas. Dê um grito para fora da sala, em meio a uma reunião, para elogiar alguém. Realize concursos ou jogos internos e acompanhe os resultados em um quadro branco que todos possam ver. Dê prêmios tangíveis, de valor baixo suficiente para não atrapalhar o caixa e alto o bastante para enobrecer quem o receber. Valem jantares, troféus, serviços de spa e placas.

8 – Reúna a equipe e festeje

Pensar na equipe como um grupo ajuda e, muito, a todos entenderem que estão juntos atrás de uma meta única. Organizar piquiniques, festas de aniversário, happy hour e pequenos eventos faz com que todos se lembrem disso o ano inteiro.

9 – Compartilhe as dores e as alegrias

Quando a empresa se sair bem, comemore. Este é o melhor momento para que todos saibam que você é grato pelo esforço deles. As decepções também precisam ser divididas, mesmo porque é preciso ficar claro sempre como a empresa está perante a concorrência e o mercado. Seja transparente.

Fonte: Exame
Imagem: LeaderChat

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: